O Aurora é a maior embarcação da temporada 2018/2019, com mais de 2,4 mil turistas – Foto: Divulgação

O maior navio da temporada 2018/2019, o M/S Aurora atracou, às 14h30 desta sexta-feira (18/01), no Porto de Manaus, centro, zona sul. Com 1.696 turistas e 796 tripulantes, o cruzeiro é o primeiro dos três navios que aportarão em janeiro, na capital, movimentando a cadeia do turismo A embarcação saiu da Inglaterra no dia 3 de janeiro e partirá da capital amazonense, neste sábado (19/01), com destino a Parintins (AM).

Ao som de samba e toadas de boi-bumbá executados pela banda da Polícia Militar, os turistas ingleses foram recepcionados por técnicos da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), que distribuíram materiais promocionais com roteiro turístico, gastronômico e de segurança. O comandante do navio, David Pembridge, recebeu a placa de boas-vindas à cidade das mãos dos diretores da Amazonastur e Manascult.

Segundo a diretora de marketing da Amazonastur, Ana Claudia Rêgo, a vinda dos visitantes aquece a economia local, movimentando a cadeia do turismo. “Esses turistas, na maioria, são idosos britânicos. Através deles, são injetados milhões na economia do estado, sendo que até o mês de abril mais nove navios vão aportar na cidade. Movimenta a economia de Manaus e de Parintins, pois há o consumo em bares, restaurantes. Tudo isso gera renda. Nós precisamos do turista porque é uma matriz econômica que está sendo desenvolvida”, disse a diretora.

Ana Claudia Rêgo informou que a Amazonastur se preparou para dar um atendimento de excelência aos participantes do cruzeiro, incluindo a questão da segurança. “O papel da Amazonastur é orientar com informações corretas, indicando onde eles vão encontrar restaurantes típicos, as atrações para conhecer na cidade. E nos preocupamos também com a segurança deles. A Politur (Polícia Turística) está aí sendo parceira, com a melhoria no atendimento ao turista, com profissionais bilíngues”, destacou a gestora.

Para o diretor de turismo da Manauscult, João Araújo, “o ano de 2019 já começa recebendo o maior navio da Temporada de Cruzeiros 2018/2019. São quase 2,7 mil turistas, entre passageiros e tripulantes, que vem abordo do Aurora para coroar uma parte desse semestre. Os turistas que desembarcaram na cidade receberam de nossos agentes guias bilíngues e artesanatos locais”, destacou.

Amor pelo Amazonas – Única brasileira no cruzeiro, a carioca Carolina Boechat, 65, disse que ama o Amazonas e que não perde uma oportunidade de visitar o estado. “Eu estava na Inglaterra e surgiu a oportunidade de passar por aqui, eu não resisti. Eu amo esta cidade, a calidez do povo, as belezas naturais. Eu sou louca pelo céu do Amazonas”, comentou a turista.

A inglesa Victory Haty, 77, passa pelo estado pela segunda oportunidade e destacou que nos dois dias em solo amazonense quer visitar novamente o Teatro Amazonas. “O navio me trouxe de volta. Eu quero rever a catedral, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, e o Teatro (Amazonas). O rio Negro é espetacular, o que mais me impressionou”, disse a inglesa.

Programação – Ainda nesta sexta-feira, os visitantes foram conhecer o Teatro Amazonas, com a apresentação da Orquestra Sinfônica. Já no sábado, os turistas vão conhecer os pontos turísticos da cidade, dentre eles o Encontro das Águas e lagos e farão caminhada na selva.

O próximo cruzeiro a atracar no Porto de Manaus é Braemar, no dia 28 de janeiro, com aproximadamente 1,4 mil pessoas entre turistas e tripulantes.

Fonte: http://www.amazonastur.am.gov.br/maior-navio-da-temporada-atraca-no-porto-de-manaus-com-mais-de-24-mil-turistas/