Adolescente de 14 anos defende mulher de assédio em ônibus no Rio; veja vídeo
Os casos de assédio em transporte público estão se intensificando em todo o país. Em uma rápida pesquisa na Internet, é possível se deparar com vídeos de homens fazendo de tudo para se esfregar nas mulheres. Muitos se aproveitam da lotação de ônibus, trens e metrô para cometer os atos libidinosos.
No Rio de Janeiro, uma filmagem mostrando a tentativa frustrada de um rapaz de assediar uma passageira vrializou nas redes sociais. Com apenas 14 anos, a estudante Anna Bernardo aparece confrontando o homem que estava se aproveitando de uma mulher dentro do coletivo.
Na gravação, Ana aparece aos gritos acusando o rapaz de se aproximar sorrateiramente da vítima. “Você sentou, pegou seu pau nojento, sujo e botou pra cima dela”, diz.
Em entrevista ao BuzzFedd News, a adolescente de 14 anos revela ter informado ao motorista, que não fez nada sobre o acontecido. Ana conta ainda que o assediador estava na frente dela e, com a tela do celular apagada, tentou ver quem estava atrás dele.
“Daí ele foi pra frente e eu fui lá gritar com ele. E foi nessa hora que minha amiga começou a gravar.”
O assediador acabou expulso por ela. Depois do ocorrido, a jovem refletiu sobre os riscos que correu. Ana diz acreditar que a mulher tenha prestado queixa, mas não tem certeza.
Apenas em São Paulo, o número de casos de assédio em transporte público cresceu 35% em 2017. Segundo dados obtidos pela GloboNews, foram registrados 464 situações de abuso sexual entre janeiro e dezembro na capital paulista.
Depois de uma forte pressão de grupos feministas, o governo federal sancionou uma lei que tipifica como crime casos de importunação sexual. O projeto sancionado prevê pena de um a cinco anos de prisão. A medida ganhou força após o aumento do número de assédios de homens que se masturbam e ejacularam em mulheres em ônibus.