CHEFES DE POLÍCIAS DE RORAIMA ESCLARECEM DETALHES SOBRE PRISÃO DE RAFAEL SUSPEITO DE MATAR MISS

 
 

O delegado Geral de Polícia Civil, Herbert de Amorim Cardoso, o comandante da Polícia Militar, coronel Elias Santana e o delegado da Delegacia de Homicídios do Amazonas, Paulo Martins, receberam a imprensa na manhã deste sábado, dia 16, e falaram os detalhes dos trabalhos realizados em Roraima que resultaram na prisão do analista e foragido do Estado do Amazonas, R. F. R., de 31 anos.

A prisão dele ocorreu na tarde de ontem, dia 15, em Pacaraima, após um cerco montado por uma força-tarefa composta por integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, DICAP (Divisão de Inteligência e Captura) Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

Após quatro dias de buscas em Roraima, visando à prisão do fugitivo os trabalhos foram considerados encerrados de forma positiva. O cerco montado pelas Forças de Segurança resultou na prisão do acusado, escondido numa cabana de bambu, no meio de um mato, em uma área conhecida como “Morro do Quiabo”, na área urbana da cidade de Pacaraima, fronteira com a Venezuela.

DENÚNCIA LEVA POLÍCIA AO ESCONDERIJO

Policiais da FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) coordenada pela Polícia Federal e integrada pelas polícias Civil e Militar e pelas secretarias da Justiça e Cidadania e da Segurança Pública Roraima, receberam uma denúncia do possível esconderijo do foragido. Foram realizadas buscas no local, ocasião em que um venezuelano, armado com um facão investiu contra um agente da Polícia Civil, integrante da FICCO.

O suspeito aproveitou a situação e se embrenhou numa mata. Foi pedido reforço e uma guarnição da Polícia Militar, inclusive compostas por policiais de Pacaraima e que conhecem a região, fechou o cerco e localizou R. F. R., que ainda tentou fugir, mas foi preso.

Em depoimento na Delegacia de Pacaraima, o agente de Polícia Civil, que integra a FICCO, informou ter recebido informações de testemunhas que o venezuelano que investiu contra os policiais estava dando cobertura à fuga de R. F. R. Trata-se de um adolescente de 17 anos.

Além da prisão de R. F. R., dois venezuelanos foram presos por crime de favorecimento pessoal. O delegado que atendeu o caso em Pacaraima, Wesley Costa Oliveira, lavrou um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por favorecimento pessoal, contra eles: H. J. R. M., de 24 anos e o irmão dele, de 17 anos.

O fugitivo R. F. R., foi qualificado e interrogado e detalhou sua rota de fuga a partir de sua entrada em Roraima. Ele disse que sofreu o acidente por volta das 12 horas do dia 11 e, em seguida pegou uma carona até uma pequena vila.

Ele disse que na ocasião ficou “molhado e machucado”. Depois foi ajudado por algumas pessoas que desconheciam o crime que tinha praticado e chegou a Boa Vista e depois Pacaraima de taxi. Alegou que no acidente perdeu seus documentos e o celular e que estava somente com os cartões.

R. F. R., disse ainda que pretendia chegar à Venezuela. Ele sabia que estava sendo procurado e contou que pediu abrigo aos venezuelanos e que dava dinheiro a eles para lhe darem apoio e, por isso, o esconderem na cabana. Entretanto, alegou que os venezuelanos não sabiam que estava foragido.

Os dois venezuelanos foram liberados após assinar o termo de compromisso de comparecer na Justiça. O foragido R. F. R., foi recambiado para Boa Vista, durante a madrugada. Ele foi qualificado e interrogado e se encontra numa carceragem da Polícia Civil. Uma equipe de policiais do Amazonas fará o recambiamento dele ainda hoje para aquele Estado.

CHEFES DE POLÍCIA DE RORAIMA FALAM SOBRE O CASO DURANTE COLETIVA

Durante a coletiva, o delegado Geral, Herbert de Amorim Cardoso, detalhou sobre a rota de fuga de R. F. R., e do pedido de apoio da Polícia do Amazonas. Cardoso elogiou a atuação de todas as forças integradas da Segurança Pública em Roraima e destacou que, devido ao clamor social, foram concentrados esforços para prender o acusado. Para o delegado Geral, a prisão de R. F. R., foi uma questão de “honra” para as Polícias de Roraima.

 

“Foi montada uma força tarefa para prendê-lo. Fizemos várias investidas, buscas em estradas, vicinais, pousadas, hotéis e em vilarejos no Sul do Estado. Logo depois, com a informação do acidente de R. F. R., concentramos esforços para prendê-lo em Pacaraima. Foram trabalhos diuturnos. Não houve descanso. Com a prisão dele, queremos destacar o mérito de cada policial envolvido nos trabalhos. Seja ele policial militar, Civil, da Dicap, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da FICCO. Todos contribuíram para que a prisão fosse realizada”, afirmou.

O Comandante da Polícia Militar, coronel Elias Santana, destacou que na área em que R. F. R., foi preso, no “Morro do Quiabo”, foram realizadas três investidas para localizá-lo, mas somente na terceira foi possível prendê-lo. Santana destacou que os policiais militares que prenderam R. F. R., são integrantes da Companhia da Polícia Militar de Pacaraima e que conhecem bem a região.

O delegado do Amazonas, Paulo Martins, enalteceu o trabalho realizado pelas Polícias de Roraima e disse que o crime praticado contra a jovem Kimberly Mota, causou comoção no Amazonas. Segundo o delegado, o interrogatório de R. F. R., sobre os detalhes do crime praticado em Manaus ocorrerá naquela cidade.

“O serviço das Polícias de Roraima não foi bom. Foi excelente. O crime ocorrido em Manaus foi bárbaro, causou um grande clamor social. Ao sabermos da rota de fuga dele para Roraima, fizemos contato com o delegado Geral e foi montada a força-tarefa que resultou na prisão dele”, disse o delegado.

*Com informações da Polícia Civil
error

Enjoy this blog? Please spread the word :)