O que é novo cangaço? Vinte e cinco suspeitos morrem em confronto com a PM em Varginha, em MG

 

Expressão surgiu há mais de 30 anos e é usada para definir crimes de assaltos a bancos

Especialistas em assaltos a bancos e criminosos fortemente armados. O “novo cangaço” é uma expressão antiga, que surgiu há mais de 30 anos, e é usada para definir quadrilhas deste tipo.  

Em Minas Gerais, os crimes são praticados em cidades do interior do Estado, aterrorizando a população e, principalmente, trabalhadores de agências bancárias que, muitas vezes, são feitos reféns e têm familiares ameaçados.

O “novo cangaço” ganhou notoriedade com o aumento da repercussão deste tipo de crime, que também pode ser praticado em lojas de luxo. Os criminosos não chegam às cidades despreparados. As gangues surgem com armamento pesado e equipe treinada para a prática do crime.

Algumas quadrilhas são do próprio estado, outras realizam até rotas para assaltos e passam por diversos municípios.

Ação violenta  

Uma quadrilha do novo cangaço entrou em confronto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM) neste domingo (31). A ação ocorreu em um sítio nos arredores de Varginha, no Sul de Minas, e deixou 25 bandidos mortos, além de vários feridos.

Conforme a PM, esta é a maior operação realizada contra o novo cangaço na história do Brasil. Os criminosos estavam fortemente armados com pelo menos dez fuzis, uma escopeta calibre 12 e vários explosivos. Dentre as armas, os bandidos possuíam metralhadoras ponto 50, capazes de derrubar até aeronaves.

As informações foram apuradas em primeira mão pelo repórter Renato Rios Neto, da Itatiaia. Até o momento, não há informações sobre policiais feridos.

Apesar da ação violenta deste domingo, segundo a Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), os crimes do novo cangaço apresentaram queda de 92% se levado em consideração números registrados desde 2016

//www.itatiaia.com.br/

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)