Única delegacia de Iranduba está fechada, denuncia Ricardo Nicolau

 

Dados do próprio governo mostram o crescimento da violência no município.

O deputado estadual e pré-candidato a governador do Amazonas, Ricardo Nicolau (Solidariedade), disse que a população de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) está entregue à ação de criminosos após constatar, em fiscalização neste fim de semana, que a única delegacia da cidade está fechada. De acordo com moradores, a unidade foi desativada para reforma, mas não há previsão de entrega da obra pelo governo.

As operações da delegacia foram transferidas para o distrito de Cacau Pirêra, uma região afastada da sede do município. Sem o suporte da segurança, Ricardo Nicolau constatou que os moradores ficam desprotegidos e viram alvo fácil de criminosos.

Dados do próprio governo revelam que, em 2021, o aumento da violência na cidade foi de 236% em relação a 2020, informação noticiada por toda a imprensa na época. De acordo com o pré-candidato, o Estado tem a obrigação de dar uma solução ao caso.

“Em 2018, Iranduba mostrou nas urnas que queria mudança. Infelizmente, essa mudança não deu resultado e o que vemos é a explosão da violência. O Amazonas como um todo foi o único estado do Brasil a registrar aumento de mortes violentas. Aqui em Iranduba fecharam a delegacia para reforma e nunca mais o serviço voltou. Como se fecha a única delegacia? Não poderia ter uma casa alugada ao lado para garantir o atendimento? A população está entregue aos bandidos”, apontou.

Violência

O Amazonas vive uma escalada sem precedentes da violência, de forma generalizada, conforme evidenciado pelo levantamento divulgado mês passado pela emissora GloboNews em parceria com o Fórum Nacional de Segurança Pública (FBSP). O documento mostra que o índice de mortes violentas no estado cresceu 52% em 2021 em comparação com o mesmo período de 2020.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), tramita há quatro meses, o Requerimento nº 577/2022, de autoria de Ricardo Nicolau, que pede intervenção federal na segurança pública do Estado após o aumento no índice de mortes violentas. O documento precisa ser analisado pelo plenário da Casa.

Fila Zero

Ricardo Nicolau disse, ainda, que o sistema de saúde precisa ser fortalecido desde a base até os centros especializados. Mesmo estando a poucos quilômetros de Manaus, Iranduba enfrenta sérias dificuldades no atendimento dos pacientes.

“Os pacientes esperam meses na fila do sistema para cirurgias. Com saúde não se brinca pois se lida com vidas. Cirurgias simples como a de vesícula e de hérnia levam anos. Em 2017, quando tive a oportunidade, ajudei a fazer o programa Fila Zero aqui no Iranduba e foram realizadas 45 cirurgias no hospital local, toda a semana. Ao todo, foram mais de 900 cirurgias feitas. Então, eu já provei que é possível fazer e, se Deus quiser, vamos fazer ainda mais”, garantiu.

Durante agenda em Iranduba, o parlamentar votou a cobrar que o governo repasse integralmente aos municípios os mais de R$ 1,6 bilhão dos previstos para este ano do Fundo de Fomento ao Turismo (FTI), dinheiro que é desviado para pagar outras contas do governo.

“Iranduba tem direito a receber R$ 128 milhões, em quatro anos, e esse dinheiro faz muita falta. É um recurso que poderia ser usado para investir na segurança, na saúde e na melhoria na qualidade de vida da população”, declarou.

Ricardo Nicolau é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para obrigar o governo a usar 100% desses recursos para ações no interior.

Foto: Marcelo Cadilhe


Assessoria de Comunicação
Ricardo Nicolau
Pré-candidato ao governo do Amazonas e deputado estadual

Mário Adolfo Filho (MTB/ AM 557) | 92 9984-8570
Thiago Barros (SRTE/AM 667) | 92 98153 7004
Daniel Jordano (SRTE/AM 518) | 92 98828 5194
https://linktr.ee/ricardonicolau

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)