PACIENTES COM COVID-19 DE RORAIMA VÃO SER TRANSFERIDOS, HOJE, PARA MANAUS.

 

O governador de Roraima Antonio Denarium (PSL) anunciou , hoje, que pacientes de Covid-19 vão ser transferidos via UTI-Aérea para serem internados em Manaus.”Nós estamos muito preocupados com a vida das pessoas, nós temos que salvar vidas. Temos internados no HGR mais de 250 pessoas.”, disse.

Segundo o governador do estado vizinho a previsão de abertura do hospital de campanha de Roraima teve que ser adiada para, a próxima sexta-feira, por conta de vários problemas com a justiça, então ele teve que pedir ajuda para o governo do Amazonas para disponibilizar leitos de UTI. O objetivo da transferência dos pacientes que precisam de UTI , de Boa Vista, para Manaus é desafogar o sistema de saúde de Roraima que já atingiu sua capacidade máxima (colapso) e, assim, abrir novas vagas em Roraima.

“Foi disponibilizado pelo governador Wilson Lima 27 vagas em leitos de UTI. Conversei com o ministro da saúde general Pazuello para que nos apoiasse nessa logística. Conversei com o general Teófilo do Comando Militar da Amazônia que fará o resgate dos pacientes de Roraima para o Amazonas e começa, hoje, essa transferência da UTI do HGR para o hospital em Manaus, já que no Amazonas o pico foi no mês passado e há disponibilidade de vagas agora” , disse o governador de Roraima durante uma entrevista.

PARCERIA AM E RR

O Governo do Amazonas está em tratativas com o Governo de Roraima para receber pacientes de Covid-19, nas unidades de saúde de referência de Manaus, vindos do estado vizinho. A ação contará com o apoio do Ministério da Saúde.

O pedido de ajuda foi feito pelo governo vizinho junto ao Ministério da Saúde, que tem intermediado a articulação entre os dois estados, em virtude da superlotação dos hospitais de Roraima, que totalizava até sábado (13/06), 6.712 mil casos de Covid-19 e 192 mortes.

Com a ampliação do número de leitos para pacientes com coronavírus por parte do Governo do Amazonas e a diminuição da taxa de ocupação nas unidades de saúde, nas últimas semanas, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) trabalham na elaboração de um dispositivo legal para a oferta desse auxílio.

A secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, destacou que os termos da parceria estão sendo discutidos entre as esferas técnicas e legais das duas unidades federativas.

“Entendemos a situação do nosso vizinho e esperamos conseguir ajudá-los em um momento tão delicado e pelo qual já passamos. As questões técnicas como regulação de leitos, translado dos pacientes e de vigilância em saúde, estão sendo discutidas entre nós da Susam e o secretário de Saúde de Roraima, Marcelo Lopes”.

Simone Papaiz também explicou que a ideia é destinar um número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes vindos de Roraima, sem que isso prejudique o atendimento oferecido pela rede estadual do Amazonas aos doentes de Manaus e dos 61 municípios do interior do estado. Ela também ressaltou que o Governo Federal irá auxiliar nas transferências desses doentes.

“Nossa prioridade é atender aos doentes do Amazonas, seja da capital ou do interior. Paralelamente a isso, com a redução nos números de internações que temos vivenciado, calculamos que também é possível, neste momento, atender aos pacientes de Roraima, sem que haja qualquer prejuízo aos amazonenses. Quanto às transferências, sabemos que ficarão por conta do Ministério da Saúde”, finalizou.

Fonte: Portal Tambores

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)