Advogado é aprovado aos 92 anos na OAB: ‘Ainda tenho muito a contribuir’

 

Aos 92 anos, Domingos Pereira Valverde é o mais novo advogado inscrito na OAB-GO — Foto: Divulgalçã/OAB

Aos 92 anos, Domingos Pereira Valverde tornou-se o mais novo advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). A solenidade on-line de entrega de sua carteira profissional aconteceu no último dia 29 de maio. Exemplo de vivacidade, o dono da inscrição 69.069 é certeiro sobre seus planos futuros: “Ainda tenho muito a contribuir e a aprender”, afirma.

Domingos concluiu a graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1956. Na época, o registro na OAB-GO não era obrigatório. Além disso, não se aplicava aos bacharéis nenhuma prova que avaliasse a capacitação, conhecimentos e práticas necessárias ao exercício da advocacia. “Você se graduava e já estava apto para o trabalho”, explica.

Diante dessa realidade, Domingos se dedicou à carreira no Banco do Brasil, onde exerceu cargos de confiança, e adiou o processo para realizar sua inscrição provisória na OAB. Depois, mesmo com a aposentadoria na década de 1980, ingressou na HP Transportes, onde trabalhou por mais de quatro décadas no departamento jurídico.

 

Em março deste ano, Domingos decidiu se aposentar e solicitar pela inscrição definitiva na OAB. De acordo com ele, o objetivo não é deixar de trabalhar, mas sim buscar novas experiências e enfrentar novos desafios. “Quando me desliguei da empresa, pensei ‘tô livre’. Conseguir a inscrição foi a realização de um sonho, porque queria tirar há muito tempo, mas acabava adiando por conta do trabalho”, afirma.

Agora, Domingos planeja se associar a um escritório de advocacia, em Goiânia, para continuar compartilhando sua experiência. Apesar da idade avançada, o advogado considera que está lúcido, bem de saúde, e continua bastante estudioso sobre a evolução da legislação.

“Aos mais jovens, aconselho mais leitura, conhecimentos gerais. Todos têm potencial de alcançar os seus objetivos se tiver persistência e perseverança. O importante é não desistir. Tendo relativa saúde e lucidez, nunca é tarde”, aconselha.

Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)