Diretorias dos bumbás Garantido e Caprichoso conseguem acordos para quitar dívidas trabalhistas

 

Acordos assinados nesta terça-feira junto à Justiça Cível e do Trabalho garantem um alívio para que os bumbás possam se apresentar de forma segura no Festival Folclórico de Parintins

As agremiações dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso conseguiram chegar a duas ‘vitórias’ nesta terça-feira (20), com a regularização dos débitos trabalhistas do Caprichoso e a assinatura de um acordo similar pelo Boi Garantido para quitar ações trabalhistas pendentes. 

No caso do Boi Caprichoso, o presidente Jender Lobato firmou um acordo inédito na Justiça Cível e do Trabalho, reduzindo os débitos acumulados ao longo de dez anos. Essa é a primeira vez que um presidente consegue regularizar completamente o bumbá perante a Justiça. 

Com o acordo, o Boi Caprichoso firma um compromisso com os trabalhadores que tinham processos judiciais há uma década. “Nossa gestão tem buscado alinhar os trabalhos artísticos e administrativos para fazer nosso boi campeão dentro e fora da arena”, afirmou Lobato.

“Isso é algo que viemos buscando desde 2020, reuniões com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, com o juiz titular de Parintins, juiz substituto para que pudéssemos alcançar essa vitória que hoje chegou”, disse. Agora, o bumbá está regularizado diante de seus trabalhadores e credores, tendo reduzido mais de 50% das dívidas acumuladas.

Garantido

Já o Boi Garantido, sob a gestão do presidente Antônio Andrade, fechou um acordo com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para quitar as dívidas provenientes de ações judiciais movidas por ex-trabalhadores da agremiação. Com esse acordo, serão pagos R$ 1,5 milhão, abrangendo mais de 300 processos trabalhistas que se arrastaram por mais de dez anos.

Segundo Iuri Albuquerque Gonçalves, diretor jurídico do Garantido, as execuções trabalhistas serão pagas por meio de repasses de 30% da Coca Cola, uma das principais patrocinadoras dos bois de Parintins, e da venda de ingressos do Festival, a partir do próximo ano.

Enquanto o Garantido já disponibilizou R$ 1,5 milhão a partir desse acordo, provenientes da empresa médica Samel e do Coronel Ozores, o Boi Caprichoso celebra sua regularização diante dos trabalhadores e credores.

“Agradecemos a todos os envolvidos, principalmente aos trabalhadores e seus advogados que confiaram no Boi para chegarmos todos em um denominador comum bom para ambas as partes”, comemorou o presidente Antônio Andrade.

https://www.acritica.com/

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)