POLÍCIA SALVA SUPOSTO LADRÃO CONDENADO NO “TRIBUNAL DO CRIME”
Um dos suspeitos estava em liberdade há dezoito horas
Nesta quarta-feira 17 de janeiro, por volta das 13:45, a Polícia Militar foi acionada através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para atender a uma ocorrência de agressão no bairro Sol Nascente, especificamente na Rua Sabiá com Maracajá, em Presidente Figueiredo.
Ao chegarem ao local, os policiais depararam-se com uma cena tumultuada, onde um grupo de indivíduos agredia violentamente um homem identificado como Jonas de Oliveiras Farias. Os agressores foram identificados como Fabricio Wesley dos Santos Leite, Jonathas Teles Lima, José Rafael Vargas e Wendrel Christian Reis Alves.
A ação rápida da Polícia Militar resultou na abordagem e prisão imediata dos agressores, que estavam portando objetos como pernamanca e um pedaço de ripa, ambos sujos de sangue. Posteriormente, a Polícia Civil também se fez presente, identificando mais um suspeito envolvido no incidente.
Segundo informações obtidas durante a investigação preliminar, a vítima, Jonas de Oliveiras Farias, estava supostamente envolvida em atividades criminosas, notadamente furtos na comunidade Maroaga. O episódio parece estar relacionado a uma espécie de “tribunal do crime”, uma prática ilegal em que membros de organizações criminosas locais aplicam punições sem recorrer às autoridades legais.
Um dos agressores, o venezuelano José Rafael Vargas, havia sido solto em audiência de custódia, há dezoito horas, sob a acusação de envolvimento com o tráfico de entorpecentes, onde a justiça entendeu ter ele sofrido violência policial para confessar o crime.
Detalhes da prisão por tráfico de entorpecentes:
“Na última segunda-feira, 15/01, uma operação da Polícia Militar resultou na prisão de José Rafael Vargas, de 26 anos, sob acusações de tráfico de drogas. A ação ocorreu no bairro José Dutra, especificamente na Rua Sabiá, nas proximidades do Bar do Paraíba, no município de Presidente Figueiredo, Amazonas.
As autoridades agiram após receberem informações sobre atividades intensas de comércio de entorpecentes na região. Ao se deslocarem para o local indicado, os agentes surpreenderam um cidadão venezuelano, que, ao perceber a presença policial, manifestou sinais de nervosismo.
Durante a abordagem, uma busca pessoal revelou a presença de nove trouxinhas de substâncias ilícitas no bolso da bermuda do suspeito. Suspeitando de que o indivíduo poderia estar escondendo mais drogas, os policiais solicitaram a verificação da boca do mesmo. Para surpresa da equipe, foram encontradas mais sete trouxinhas debaixo da língua do suspeito.
Diante do flagrante, o condutor da operação deu voz de prisão a José Rafael Vargas por tráfico de drogas e conduzido ao 37 DIP para os procedimentos legais’.
Decisão da justiça pela soltura do acusado:
A vítima foi prontamente socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada ao Hospital Eraldo Falcão devido à gravidade de seus ferimentos. Os agressores foram conduzidos à delegacia local juntamente com o material apreendido.
Por: Portal do Urubui