A história de Odin: o cão amazonense que luta contra a cinomose

 

O filhote tem apenas quatro meses, mas luta todos os dias pela sobrevivência. O tratamento é divulgado diariamente na internet

Odin teve uma convulsão forte, que paralisou as patas | Foto: Divulgação

Manaus – Simpatizantes da causa animal compartilham nas redes sociais a história de um filhote de pitbull de quatro meses do tipo American Bully. Odin, como o cão é chamado, está lutando pela vida em um tratamento intenso contra a doença cinomose, que deixa sequelas ou até pode causar a morte de animais.

O protetor de animais e voluntário Darlan Pereira tem cuidado de Odin desde setembro, quando o filhote apresentou os primeiros sintomas da cinomose, uma doença que acomete animais domésticos como cães e gatos.

O cuidador destaca que Odin teve uma convulsão forte, que paralisou partes dos membros. Desde então, toda semana o pitbull tem realizado sessões de acupuntura para não perder totalmente o movimento das patas. “Essa paralisia, causada pela cinomose, quando não mata deixa sequelas. Odin já fez seis sessões, mas a cinomose é uma doença terrível. Ele estava com nove quilos, agora pesa pouco mais de quinze. Como ele não anda, é trabalhoso cuidar dele,” destaca.

“A cinomose, inicialmente, apresenta sintomas nos animais como perda de apetite, corrimento ocular e nasal, diarreia e vômito. A evolução dos sintomas afeta o sistema nervoso do animal, que pode começar a não andar em linha reta e ter tiques nervosos, convulsões e paralisias. Além de dificuldade para respirar e febre, neste estágio, o vírus já chegou ao sistema nervoso, ou seja, é a pior fase da doença”, afirma Darlan.

Odin precisa de materiais como tapetes higiênicos, fraldas, lenços umedecidos entre outros itens para sobreviver
Odin precisa de materiais como tapetes higiênicos, fraldas, lenços umedecidos entre outros itens para sobreviver | Foto: Divulgação

Ajuda e rotina

Odin precisa de materiais como tapetes higiênicos, fraldas, lenços umedecidos e alimentação. E quanto a base de alimentação do cão, é composta por proteínas como músculo, fígado, peito de frango e também com legumes e verduras.

O tratamento do animal é longo e devido à falta de mobilidade de Odin a higienização do cachorro é realizada com o animal deitado. Odin está lutando contra a cinomose e suas sequelas.

Para quem desejar contribuir no tratamento do cão, pode realizar doações para a conta de Darlan, o voluntário animal. Mais detalhes e informações podem ser solicitadas no contato: (92) 99385-9178.

Banco Caixa Econômica:

Darlan Ramos Pereira

Agência: 2987

Operação: 013

Conta Poupança: 30498-5

CPF: 883.700.032-49

A rotina diária do tratamento, incluindo as dificuldades e os avanços na recuperação, são divulgados por meio do Facebook do cuidador de Odin. 

https://d.emtempo.com.br/

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)